Campanha Gripe Sazonal
1 OUTUBRO 2014

CAMPANHA ANTI GRIPAL 2014

Com a aproximação do Outono (2014), começa também em termos clínicos, a haver a preocupação com o aparecimento da Gripe. Habitualmente o seu aparecimento acontece, entre as duas semanas finais do Outono e as duas primeiras do Inverno, isto é, entre Novembro e Março.

O efeito da vacina não é imediato, existe um período de tempo a considerar, até que o seu efeito se traduza em imunidade no organismo. Por isto, é comum aconselhar-se o início da vacinação em finais de Setembro e durante o mês de Outubro.

Tal como em anos anteriores a Ecosaúde irá proceder em 2014 à Campanha de Vacinação contra a Gripe Sazonal, a partir de 1 de Outubro. Não deverá haver o conceito que a Gripe é uma situação comum e de pouca importância. Esta pode levar a situações graves, nomeadamente em indivíduos com um risco aumentado. O que habitualmente se assiste na época fria é a de muitas pessoas serem contagiadas com meros vírus que nada têm a ver com a entidade clínica – GRIPE.

A Vacinação é na grande maioria dos casos bem tolerada, e a haver reacções secundárias elas são pouco importantes, comparadas com o risco, que pode correr ao ser contagiado pela Gripe.

Não arrisque, poderá colocar-se em risco, bem como os seus familiares e/ou colegas.

João Taborda
Pneumologista
Especialista de Medicina do Trabalho